Turistas vão prestigiar passagem da tocha olímpica em Maceió

063_PajucaraPontaVerde_Maceio-768x480
Orla da cidade começa a ser interditada às 16h no próximo domingo para passagem da tocha olímpica.

Principal símbolo das Olimpíadas, a Tocha Olímpica chega a Maceió no dia 29 deste mês e será recebida com uma grande festa animada por grupos culturais ao longo de um trajeto de 20, 5 km. A Prefeitura conta com o apoio de toda rede de hotéis e receptivos da cidade para divulgar o evento para os turistas que chegam a cidade, para o feriado de Corpus Crhisti, dia 26 de maio.

O símbolo será carregado por 110 pessoas em Maceió e percorrerá os bairros de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá. No domingo, a maioria dos empreendimentos localizados nas praias principais da capital vão se transformar em verdadeiros camarotes para o espetáculo, que integra Maceió à programação nacional dos jogos olímpicos trazendo grande visibilidade para o destino.

A rota inclui 11 bairros da capital e começa a ser interditada na orla às 16 horas, duas horas antes do evento. A programação está sendo organizada desde 2015 por uma força tarefa de vários órgãos públicos. Ao todo, 12 tablados foram montados ao longo da rota para receber espetáculos musicais e teatrais.

Também é importante que os hotéis informem aos seus hóspedes sobre as interdições no trânsito, ajudando os turistas a programarem seus deslocamentos com antecedência.

A celebração começa no dia 26 com o Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió e segue até o dia 29 de maio na Praça Multieventos, aliando cultura, esporte e até gastronomia, através do Festival Brasil Sabor. Ao todo, 40 grupos de cultura popular e 26 bandas e grupos de artes cênicas vão integrar a programação da Tocha Olímpica.

PERCURSO

A tocha será recepcionada na Praça Multieventos, na Pajuçara, e começará o trajeto pela Avenida Doutor Antônio Gouveia, seguindo para a Avenida Silvio Carlos Vianna.

Em seguida, o revezamento continua pela Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde. O trajeto inclui também a Rua Roberto Mascarenhas, retornando à orla pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, indo em direção à Rua Bacharel Virgílio da Rocha Marques, no bairro de Cruz das Almas. A partir daí, o símbolo olímpico passa pelas Avenidas Josepha de Mello, Juca Sampaio e Presidente Roosevelt, no Barro Duro, indo em seguida para a Avenida Menino Marcelo, fazendo retorno pelas ruas João Rodrigues Sampaio e Adolfo Gustavo, na Serraria.

O revezamento chega à Rua Nelson Marinho de Araújo, na Gruta, indo, em seguida, para as avenidas Fernandes Lima e Moreira e Silva, no Farol. Descendo para o Centro, a tocha vai passar também pelas ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo e pela Avenida Duque de Caxias, indo em direção à Avenida Industrial Cícero Toledo, em Jaraguá, onde haverá as últimas apresentações culturais.

REVEZAMENTO

A passagem da tocha pelo Brasil começou no dia 3 de maio, em Brasília, e termina no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando será acesa a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Tocha pernoitará em 83 cidades, totalizando aproximadamente 12 mil milhas aéreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução da Tocha, cada uma por 200 metros, em média.

Ascom Semptur