Secretário critica cortes de verbas em evento de Política de Assistência Social

As esferas que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas) debateram, durante a 159ª reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), esta semana, em Brasília, as demandas dos gestores federais, estaduais e municipais e a situação orçamentária dos recursos destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a assistência social.  O Governo de Alagoas esteve presente por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Durante a abertura do evento, o secretário nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, apresentou o panorama atual do Programa Bolsa Família no país. Segundo ele, a fila de famílias aguardando a concessão do Programa Bolsa Família está zerada. o Governo Federal anunciou, ainda, cortes no programa. A previsão orçamentária para 2018 deve representar 11,18% a menos de famílias beneficiadas do que este ano.

“Nós, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, vemos de perto como o programa Bolsa Família é essencial para o desenvolvimento de milhares de famílias alagoanas e sentimos por este corte que irá ocorrer. Prevemos que o numero de famílias em situação de vulnerabilidade aumentará significativamente em nosso Estado e isso é grave”, criticou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, Fernando Pereira.

Para Pereira, a reunião da Comissão é um momento importante para trocar experiências com gestores de outros estados e, principalmente, acompanhar a política de assistência social seguida pelo Governo Federal.

“Compartilhar experiências e, principalmente, metodologias que deram certo é fundamental para a consolidação das ações socioassistenciais em todo o território. As discursões sobre a maneira que nós, gestores, devemos agir após esse anúncio de cortes é uma das questões que em reuniões das CIT, temos a oportunidade de debater, assim como saber o cenário da politica de assistência social nas outras regiões ”, completou o secretário.

Durante o encontro foram debatidos temas como as medidas socioeducativas, processo de monitoramento e apoio técnico no Suas, orçamento dos serviços socioassistenciais em 2017 e 2018, além de informes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

CIT

A Comissão Intergestora Tripartite (CIT) é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. A comissão é formada pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Ascom – 09/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *