Secretarias e órgãos conhecem solução para terminais de autoatendimento

Instituto de Tecnologia reuniu entidades para apresentar solução de estação de serviço em totens eletrônicos

75c9e484a584dcf8cadef40577ad1f28_L
Gestores de tecnologia da informação, de órgãos e secretarias do Estado se reuniram para conhecerem uma solução de estação de serviço em totens eletrônicos. Kleber Lopes

Dar acesso de forma facilitada aos cidadãos, dos serviços prestados pelas secretarias e órgãos do Estado é também uma prioridade do Governo de Alagoas. Cada vez mais, as soluções tecnológicas e inovadoras, proporcionam o desenvolvimento da administração pública, contribuindo para melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec) busca sempre, estimular a cultura da inovação, prover e apresentar soluções efetivas de Tecnologia da Informação e Comunicação para modernização dos serviços, as entidades governamentais.

Nesse sentido, o órgão reuniu na sexta-feira (13), gestores de tecnologia da informação, de órgãos e secretarias do Estado, para conhecerem uma solução de estação de serviço em totens eletrônicos.

Os totens eletrônicos são terminais de atendimento, com altura média de 1,60 metro, dotados de tela na parte superior e softwares de interação para que a pessoa vá, sozinha, encontrando o caminho para obter o serviço e/ou a informação solicitada, tais como: pagamento de impostos, retirada de 2ª via de boletos, divulgação de serviços e encaminhamento das pessoas em postos de atendimento, entre outros.

Durante a reunião, foram apresentadas as funcionalidades e a sistemática dos terminais de autoatendimento, desenvolvidos pela empresa Nusa. Além de sistemas de gestão de equipe de viaturas e automatização de processos de governo.

“É uma iniciativa importante que temos que reconhecer do Itec. Ele como órgão disseminador e de controle do Estado, tem que capitanear esses processos, porque isso, evitar uma oneração do governo de forma generalizada, e acaba com essa pulverização de soluções”, destaca Hermann Costa, chefe de infraestrutura tecnológica, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

De acordo com o diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior, a proposta do encontro foi apresentar aos órgãos e secretarias convidadas, uma solução que o Itec verificou que, pode suprir as necessidades dessas entidades.

“Identificamos a possibilidade de utilizar a solução dos totens, que por si só, consegue atender várias secretarias e órgãos, a um custo bem mais reduzido. A meta do encontro é apresentar a solução deles, de uma forma mais aprofundada.Para a partir disso, possamos discutir um possível projeto de governo, em uma adesão única e a divisão do serviço, que seria rateado entre os órgãos participantes, disse Luciano Júnior.

Os totens abrangeriam diversos serviços de diferentes órgãos, e seriam distribuídos em pontos estratégicas para um melhor atendimento a população.

“Com essa ação, o cidadão não precisaria sair de órgão em órgão para resolver suas pendências. Em um único local, ou em sua própria casa, através do smartphone, resolveria questões do Detran, Casal e Sefaz, por exemplo, sem ter que enfrentar filas. É o governo, levando serviço ao cidadão”, explana Ricardo Ayres, gerente de desenvolvimento do Itec.

Na ocasião,também estiveram presentes, representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretária Estadual de Saúde de Alagoas(Sesau), Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Suyane Meneses – Agência Alagoas