Secretaria de Saúde esclarece sobre distribuição de insulinas

Insulinas de curta duração estão disponíveis na farmácia central do Estado, antiga Farmex

Sesau informa que insulinas de curta duração estão disponíveis na farmácia central do Estado.  
Sesau informa que insulinas de curta duração estão disponíveis na farmácia central do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) vem a público informar que:

  1. As insulinas de curta duração estão disponíveis na farmácia central do estado, antiga farmex. igualmente, a insulina de longa duração, denominada insulina Novolin, constante do catálogo do Ministério da Saúde e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), também está disponível na farmácia central do estado.
  2. A par disso, é preciso esclarecer que as demais insulinas de longa duração disponíveis no mercado não foram incorporadas pela Conitec, por falta de amparo técnico, mas o estado de alagoas vem fornecendo-as em cumprimento a ações judiciais. tais insulinas, no entanto, estão excepcionalmente e temporariamente em falta no nosso estoque, devido a grande complexidade e dificuldade de conclusão do processo licitatório realizado para a aquisição desses insumos, quando as empresas não apresentam propostas e a licitação se caracteriza como deserta, bem como ao aumento exponencial da demanda. aliás, esta dificuldade operacional é verificada em grande parte dos estados brasileiros.
  3. Visando resolver este impasse, iniciamos outro processo licitatório, o qual se encontra em fase final de homologação.
  4. Por outro lado, em relação as tiras para glicemia, aguardamos a finalização dos trâmites da adesão a uma ata de registro de preços e adesão a compra pública. quanto aos insumos, já deverão estar disponíveis até o fim desta semana.

Por fim, a Sesau/AL reitera o seu compromisso institucional de atender a população alagoana da forma mais eficaz possível, inclusive quanto às demandas judiciais, sempre observando as competências e os trâmites legais e obrigatórios, notadamente da lei de licitações e contratos.

 Ascom – Agência Alagoas.