Seades possui mais de 200 informações catalogadas no Guia de Serviços do Governo

Os alagoanos que precisam de informações sobre o programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Serviços de Convivência, entre muitos outros equipamentos de responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), têm um importante aliado nessa busca: o Guia de Serviços do Governo de Alagoas.

Lançado em janeiro deste ano pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o Guia tem a missão de aproximar o serviço público dos cidadãos que dele necessitam. A plataforma on-line possui informações como endereço de órgãos estaduais, informações sobre emissão de documentos, dados sobre taxas de serviços, entre outros.

A Seades está presente com mais de 200 dados e sete serviços, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) e informações sobre Restaurante Popular Prato Cheio, localizado no Benedito Bentes.

“Nós somos uma secretaria que oferta serviços em todos os municípios alagoanos e vemos como fundamental o guia, pois com ele os beneficiários de programas sociais que moram longe da capital conseguem obter informações precisas apenas acessando o site”, explicou o secretario titular da Seades, Fernando Pereira.

De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, até 2018 todos os órgãos governamentais estarão presentes no Guia. Para isto foram desenvolvidas capacitações em grupo para o uso do Sistema Gerenciador.

“Já contamos com mais de 100 serviços no nosso Guia, mas a expectativa é que, até 2018, serviços de todo o governo estejam disponíveis com as informações necessárias aos usuários na plataforma”, afirmou o superintendente Thiago Ávila.

Aproximação

Para aproximar a ferramenta dos gestores que fazem a Seades, a equipe de técnicos e superintendentes foi apresentada, na ultima semana, às funcionalidades do Guia. A apresentação dos recursos disponíveis foi articulada pela Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) e apresentada pelo superintendente Thiago Ávila e o superintendente das Centrais Já!, Alexandre Noberto.

“Apresentar o guia para os gestores da nossa secretaria é fundamental para que eles compreendam as facilidades que ele traz aos cidadãos. Pretendemos com isso fazer com que eles dêem sugestões de melhorias e possam pensar junto conosco quais equipamentos da Seades devem ser inclusos na plataforma”, explica o superintendente de Avaliação e Gestão da Informação, Rodrigo Araújo.

“Já estamos estudando a inclusão de novas informações no Guia de Serviços, como os equipamentos de segurança alimentar, a exemplo das Casas de Sopa”, completou.

Ascom – 09/09/2017

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