Seades planeja emissão de mil cartões do idoso durante o Governo Presente

Documento garante transporte intermunicipal gratuito em todo o Estado de Alagoas

020288598d1bb28bbf127183343c8fbe_L
Cerca de mil alagoanos com mais de 65 anos da Região Norte receberão no Governo Presente, na sexta (6) e sábado (7), os cartões que autorizam transporte intermunicipal gratuito. Petrônio Viana

Cerca de mil alagoanos com mais de 65 anos, residentes em municípios da Região Norte, poderão receber os cartões que autorizam o transporte intermunicipal gratuito em todo o Estado. A emissão dos novos cadastros do Cartão do Idoso será realizada pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) nos dias 6 e 7 de maio, durante a terceira edição do Governo Presente.

 

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social, Antonio Pinaud, nos dois dias do evento as equipes de cadastramento serão instaladas nos municípios de Jacuípe, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e São Luis do Quitunde. “Teremos o reforço de agentes municipais de assistência social nesses municípios, para agilizar a prestação de serviço e garantir esse benefício a quem tem o direito”, disse o secretário.

 

Atualmente, mais de nove mil alagoanos dispõem da gratuidade no transporte intermunicipal por meio do Cartão do Idoso. Para solicitar o benefício, os idosos devem comparecer aos pontos de atendimento durante o Governo Presente – ou a qualquer momento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) – e apresentar carteira de identidade, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de que possui renda familiar inferior a dois salários mínimos, e o código sequencial de cadastro no CRAS, que pode ser emitido no momento da inscrição.

 

“Em média, a Seades emite cerca de mil Cartões do Idoso por mês. Nós calculamos cerca de mil emissões durante o Governo Presente, mas estaremos preparados para preencher quantos cadastros forem necessários. Estamos em contato com as unidades do CRAS na região para fortalecer e intensificar a divulgação desse trabalho em todos os municípios. Independentemente do Governo Presente, os idosos que estiverem aptos podem procurar as unidades do CRAS em todo o Estado e solicitar seu cartão”, explicou Antonio Pinaud.

Petrônio Viana – Agência Alagoas