Perícia Médica de Alagoas é certificada com grau de excelência

Órgão é pioneiro no Brasil na NBR ISO 9001: 2008

Secretário Christian Teixeira comemora certificação de excelência da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional de AL ligada à Seplag. Ascom
Secretário Christian Teixeira comemora certificação de excelência da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional de AL ligada à Seplag Ascom
Alagoas alcançou pioneirismo através da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SPMSO) na certificação da ISO 9001. Ela é a única, conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em todo o território brasileiro, que, além de possuir a validação de uma das instituições referências no Brasil em certificações, atende a um conjunto de normas internacionais de Gestão da Qualidade.

A superintendência é um órgão ligado à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e tem implantado na gestão do governador  Renan Filho com prioridade a modernização necessária para a geração de melhorias eficazes para a população alagoana.

Para a superintendente de Perícia Médica, Esther Carvalho, a certificação representa a eficácia dos processos e procedimentos realizados, atualmente, pela Superintendência. Segundo ela, a certificação demonstra, entre outras coisas, que o Governo está se preocupando com os servidores que precisam do atendimento da Perícia.

“O trabalho foi árduo, mas a recompensa está aí. Obter uma certificação na NBR ISO 9001:2008 é muito importante para a Perícia Médica alagoana. Somos a primeira em todo o Brasil e isso representa que estamos preocupados com os nossos clientes, que são os servidores públicos do Poder Executivo alagoano”, comemora Esther.

O trabalho

Iniciado em março de 2015, o processo de implementação do sistema de Gestão da Qualidade na Perícia Médica aconteceu aos poucos e foi conduzido pela Superintendência de Modernização da Gestão (Sumoge).

“Todo trabalho realizado pela Seplag é feito respeitando as necessidades de cada área. E o importante reconhecimento da Perícia Médica ocorreu de forma conjunta com toda a equipe. Estamos no caminho certo do aprimoramento contínuo de nossos serviços e vamos continuar trabalhando para que novos resultados apareçam”, pontua a superintendente da Sumoge, Adriana Maia.

Para o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, a certificação da Perícia Médica só comprova o esforço que está sendo feito por toda a equipe da pasta. Ele afirma que esse resultado traz uma série de benefícios, tanto para a própria Seplag, quanto para os servidores alagoanos.

“A Perícia Médica, tradicionalmente, era deixada de lado pela gestão pública local. No entanto, definimos metas e prioridades para que ela fosse, de fato, modernizada. Ser excelência e referência para todo país é uma honra. Agora, a nossa meta é certificar todas as nossas unidades, além de disseminar o modelo em todo o Poder Executivo alagoano”, finaliza Teixeira.

Secretário Christian Teixeira comemora certificação de excelência da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional de AL ligada à Seplag

Igor Gouveia – Agência Alagoas