Mobilidade urbana: Prefeitura executa obras na parte alta

obrasA construção da Avenida Manoel Afonso, no bairro Santa Lúcia, parte alta da cidade, está a todo vapor. Em execução pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a via já teve a primeira etapa concluída com serviços de drenagem e pavimentação. A entrega da obra, que vai desafogar o trânsito na Avenida Belmiro Amorim, principal rua do Santa Lúcia, será realizada ainda esta semestre.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a obra reforça o compromisso da gestão de investir em infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana da cidade.

“Os serviços nos 2,7 quilômetros da via estão em ritmo acelerado e, quando concluídos, irão assegurar fluidez ao trânsito da região. Vias como as avenidas Paulo Holanda, que beneficia cerca de 90 mil pessoas que moram na região, além da comunidade que frequenta diariamente a Universidade Federal de Alagoas e o Hospital Universitário, e Nações Unidas, que também teve ruas adjacentes pavimentadas, mudaram a rotina de quem trafega na região. Com novas opções e vias melhoradas, os motoristas ganharam trajetos com qualidade, o que diminui o tempo entre os percursos”, disse o prefeito.

Com entrega marcada já para este semestre, segundo o titular da Seminfra, Roberto Fernandes, a Prefeitura tem tido o cuidado de garantir a qualidade das obras. “Esta é mais uma obra feita com responsabilidade para que seja definitiva. O investimento é alto, com recursos próprios do Município. Dessa forma, a Prefeitura devolve à população o que é pago em impostos, como o IPTU”, afirmou o secretário.

“As obras na Manoel Afonso foram dividas em duas etapas. Na primeira, já foi feito todo o sistema de drenagem e pavimentação. Na segunda, estamos finalizando a drenagem para iniciai a pavimentação e seguir com os serviços, a exemplo do meio fio”, explicou o fiscal responsável pela obra, Itabira Iguaraçu.

Os serviços em execução também permitirão ao Município avançar em outro projeto importante: a implantação do binário do Santa Lúcia, sistema que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido. Na região, o acesso às avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo é feito pela Belmiro Amorim, que é a principal do bairro, uma via estreita com trânsito nos dois sentidos.

Comunidade comemora

A líder comunitária do bairro, Maria Pau Ferro, ressaltou o benefício do trabalho para a população. “A Manoel Afonso liga o Santa Lúcia ao Aeroclube, mas por muito tempo foi esquecida. Isso começou a mudar quando o prefeito Rui conheceu nossa realidade e autorizou os serviços. A obra está avançando e, em breve, quando for entregue, vai se somar as benfeitorias que nossa comunidade já recebeu, como o posto de saúde, a escola e outros serviços que solicitamos da Prefeitura”, pontuou.

“Para se ter ideia, chegar na feirinha era um sufoco, mas estamos vendo que agora vai melhorar. Moro aqui há 20 anos, todos sendo obrigado a conviver com lama e poeira, mas agora todos serão beneficiados, até minha casa será valorizada”, acrescentou José Zito Pereira, pedreiro e morador da Rua Manoel Afonso.

ASCOM Maceió