Maceió inicia campanha da 2ª dose da vacina contra a gripe para crianças

vacina
Maceió inicia nesta segunda-feira (30) uma nova campanha contra a gripe, dessa vez com a 2º dose da vacinação para combater o vírus Influenza. As vacinas serão distribuídas até o final do mês de junho, nas unidades de saúde da capital, e o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), só poderão receber a vacina as que tomaram a 1ª dose da imunização infantil na campanha de 25 de abril a 20 de maio deste ano.

“As crianças nessa faixa etária que foram vacinadas nas campanhas dos anos anteriores só necessitavam receber a dose única, já realizada. Mas nesta 2ª dose também serão contempladas crianças de 5 a 8 anos que possuem doenças crônicas e que também só tiveram o primeiro contato com a vacina este ano”, disse a coordenadora do Programa de Imunizações do Município, Eunice Amorim.

“Passados 30 dias do início da campanha é chegado o momento dos pais levarem novamente as crianças nas condições definidas às unidades de saúde, para completarem seu esquema vacinal”, explicou a coordenadora.

De acordo com Eunice Amorim, as doses da vacina, que começam a ser distribuídas de forma parcelada para as unidades na segunda (30), são destinadas exclusivamente para a cobertura da 2ª dose de imunização das crianças.

“Ressaltamos que a vacinação para o público-alvo geral da campanha já foi encerrada no último dia 25 e continuamos com um quantitativo limitado de doses para atender a esta nova fase. Por isso, pedimos a compreensão dos demais beneficiados pela campanha, para que não procure as unidades com este fim, pois todas elas só estão autorizadas a fazer a imunização das crianças na faixas etária e condições pré-definidas para este momento”, acrescentou a coordenadora do Programa de Imunizações.

Segundo Eunice, apesar das dificuldades enfrentadas em todas as capitais do país, a campanha teve êxito, atingindo um percentual de cobertura vacinal de 90,13% até o momento. “Em Maceió, atribuímos esse resultado ao trabalho e compromisso desempenhado por todos os envolvidos na campanha”, concluiu.
G1 AL