Lei Seca Alagoas realiza blitz educativa em bares de Maceió

Ação faz parte das atividades alusivas ao Movimento Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito

6bd6755a4e7a13862647f8a77aaf84b9_L
Equipe da Lei Seca visitou bares da capital para identificar o Amigo da vez. Lays Peixoto

Com o propósito de alertar a população alagoana dos riscos de misturar bebida e direção, a equipe da Operação Lei Seca Alagoas, em parceria com a Polícia Militar, realizou ação educativa em alguns bares da parte alta e baixa da capital maceioense, divulgando o projeto “Amigo da vez”. A ação faz parte das atividades alusivas ao Movimento Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito.

0705-maio-amarelo

Conduzida pelo coordenador da Lei Seca Alagoas, tenente Emanuel Costa, a equipe explicou aos clientes dos bares visitados a finalidade do projeto e, em seguida foram até as mesas para identificar o “Amigo da vez”, ou seja, aquele que não ia ingerir bebida alcóolica e ficaria responsável por levar todos os demais do seu grupo em segurança para casa. O “Amigo da vez” foi submetido ao teste do etilômetro e, após ser constatado 0.0 de álcool no organismo, recebeu da equipe brindes da campanha Maio Amarelo.

 

Segundo Flávio Antônio, que foi submetido ao teste e escolhido para ser o “Amigo da vez”, a ação do Detran/AL foi bastante importante e deveria acontecer mais vezes, para tentar diminuir o índice de mortes no trânsito e, também, para tirar dúvidas sobre o equipamento e os procedimentos quando o flagrante é efetuado.

0705-maio-amarelo2

“O poder público deve estar presente em todos os momentos para atender a população, e a atitude do Detran em trazer a educação para o trânsito para este ambiente é fundamental, pois aqui temos diversas famílias reunidas, se divertindo e que merecem voltar para casa em segurança” completou Flávio Antônio.

 

A ação educativa foi marcada por aplausos, o que fortalece cada vez mais o trabalho da equipe Lei Seca Alagoas, que luta todos os dias para reduzir o índice de acidentes com feridos e vítimas fatais em Alagoas.

0705-maio-amarelo3

“Estamos no mês do Maio Amarelo e aproveitamos esse momento para tentar promover a mudança de comportamento. Entendemos que a mudança vem através da educação e fiscalização. Ações como esta serão propagadas por diversas vezes ao longo do ano para que as pessoas comecem a se conscientizar”, destacou o coordenador da operação, tenente Emanuel.

 

Fiscalização

 

Ainda na noite de sexta-feira (6), a Lei Seca e o Serviço de Inteligência do Detran/AL, realizaram mais uma operação na capital que resultou em 157 veículos abordados e seus condutores revistados, 161 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia, 4 veículos removidos ao pátio da autarquia, 30 habilitações e 2 CRLV’s recolhidas.

 

Também foram identificadas sete pessoas inabilitadas conduzindo veículos, lavradas 72 infrações por diversas irregularidades de trânsito, 28 condutores se recusaram a fazer o teste e duas medidas administrativas foram confeccionadas.

Lais Peixoto – Agência Alagoas