Fox se desculpa por cartaz de ‘X-Men’ acusado de estimular violência contra mulheres

xmencapa

A Fox, um dos maiores estúdios de Hollywood, se retratou publicamente após ser atingida por uma avalanche de críticas a um cartaz de divulgação do filme “X-Men: Apocalipse”, acusado de estimular a violência contra mulheres. Na imagem, a personagem Mística (Jennifer Lawrence) é estrangulada pelo vilão Apocalipse (Oscar Isaac), com a legenda “Só os fortes sobreviverão”.

Cena do filme ‘X-Men: Apocalipse’: estímulo à violência contra mulheres? Foto: Reprodução
Cena do filme ‘X-Men: Apocalipse’: estímulo à violência contra mulheres? Foto: Reprodução

Na última sexta-feira, a atriz Rose McGowan (de séries como “Charmed” e “Once Upon a Time”), em entrevista ao site “The Hollywood Reporter”, manifestou sua indignação com o cartaz: “Não contexto na propaganda, apenas uma mulher sendo estrangulada. Sem esta contextualização, a imagem se torna ofensiva e, honestamente, estúpida”. A declaração de Rose desencadeou uma onda de comentários negativos à Fox na web.

Rose McGowan: atriz se manifestou publicamente contra cartaz do filme. Foto: AP
Rose McGowan: atriz se manifestou publicamente contra cartaz do filme. Foto: AP

Em comunicado veiculado neste sábado, a Fox pede desculpas pelo cartaz e promete remover omaterial das ruas de todos os EUA: “No nosso entusiasmo para mostrar a vilania do Apocalipse, sequer reconhecemos naquele momento a conotação perturbadora desta imagem durante o processo de impressão. Uma vez que percebemos como essa imagem pode ser insensível, nós rapidamente tomamos as medidas necessárias para remover esses materiais. Pedimos desculpas por nossas ações. Nunca iríamos perdoar a violência contra as mulheres”.

Em Nova York, um dos pôsteres com a polêmica foto recebeu uma intervenção nada simpática, feita por uma famosa blogueira local chamada EV Grieve: “Esta violência aos olhos dos meus filhos não é legal”.

blogueira
Intervenção em Nova York critica pôster de filme da Fox. Foto: Reprodução

Em duas semanas, ‘X-Men: Apocalipse‘ soma US$ 281 milhões mundialmente. O próximo filme deve começar a ser filmado no início de 2017 em Montreal, no Canadá, mesma locação usada por Apocalipse. O estúdio planeja lançar a sequência, ainda sem título definido, em maio de 2018.

Extra