Festival Cultural Tocha Olímpica segue até este domingo

Música, folclore e os sabores de Alagoas se uniram para receber a Tocha Olímpica, que chega a Maceió neste domingo (29). A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e em parceria com Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel/AL), promove o Festival Cultural Tocha Olímpica. Desde a última quinta-feira (26), o evento atrai turistas e maceioenses para a Praça Multieventos, Pajuçara.

O Festival, que tem o apoio do Ministério da Cultura, celebra a passagem da Tocha Olímpica pela capital alagoana. “A cidade está a todo o vapor, motivada e mobilizada para a chegada da Tocha . A expectativa é a melhor possível para que o domingo chegue logo e o símbolo das Olimpíadas esteja conosco. Até lá, o festival segue com 66 atrações, atraindo as atenções para a orla”, disse a diretora técnica da Semel, Aline Galvão.

Festival-cultural-tocha-olímpica-em-Maceió-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-013-1024x683

Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

Dentro do Festival Cultural Tocha Olímpica, acontece o  1º Festival de Sabores de Alagoas, onde 23 restaurantes e bares associados vendem pratos com produtos do Estado, como sururu, macaxeira, carne do sol e queijo coalho. Cinco empreendimentos da gastronomia popular alagoana também participam do evento: Bar da Pata, Boteco do Tonho, Buchada do Galego, Tapioca da Cicinha e Reinaldo da Macaxeira.  Os preços das porções serão de R$ 10 e R$ 15.

Festival-cultural-tocha-olímpica-em-Maceió-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-010-1024x768

Festival Cultural Tocha Olímpica. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

“Quem ainda não veio, tem que vir. O evento está fantástico. A população atendeu ao nosso convite, pois é uma oportunidade única que une gastronomia, música e artesanato no mesmo espaço. A praça está lotada e as pessoas felizes, vendo nossa cultura maravilhosa”, destacou a presidente da Abrasel, Vega Vergetti.

Festival-cultural-tocha-olímpica-em-Maceió-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-008-1024x683

Pratos típicos são uma atração à parte. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

De acordo com o consultor do Sebrae, Alexsandro Geraldo, os visitantes terão a chance de conhecer um pouco do artesanato produzido no estado. “Esse festival, realizado em um local tão turístico, vem para fortalecer nossa cultura. O artesanato está pronto para divulgar a identidade alagoana e fortalecer esse evento. Até domingo quem vier vai encontrar peças produzidas em mais de 15 centros de produção do Estado”, disse.

Festival-cultural-tocha-olímpica-em-Maceió-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-020-1024x683

Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió . Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

Os visitantes estão aproveitando bastante a programação do festival. Entre um show e outro, as filas nas barracas de comida seguem, mas nada que desanime ou desaponte quem quer provar as iguarias da terra. “O evento é importante para a cidade por atrair turistas, ajudando a divulgar os pratos produzidos em Maceió. Sou turismóloga e acredito que ele só fez acrescentar à nossa cidade. Recomendo que as pessoas venham e provem os sabores servidos aqui. São pratos que só encontramos nos restaurantes e que aqui estão com preços acessíveis”, destacou a microempresária, Maria das Graças dos Santos.

Para o estudante de Hotelaria, Mateus Polmonatti, o Festival Cultural Tocha Olímpica ajuda a fomentar o turismo na cidade. “É um evento grande que, além de mostrar a cultura da gastronomia local, faz os que os turistas tenham uma experiência muito boa com todos os pontos explorados no evento”, colocou.

O Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió prossegue até domingo com sabor cultural das 17 até às 22 horas, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara.

Flávia Farias – Secom Maceió