Alunos se preparam para as Olimpíadas de Raciocínio em SP

1105-Olimpiada-Matematica-Finalistas-PF-0064-1024x683
Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel  se destacaram entre mais de três mil alunos da rede de ensino de Maceió e disputam a segunda fase classificatória da VII Olimpíada de Raciocínio MindLab, que acontece no próximo sábado (14), em São Paulo.

Os quatro são alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor e representarão Maceió na competição que disputa o título nacional do torneio. Para participar desta etapa, os estudantes treinam em média três horas por dia, acompanhados pela professora mediadora Marileide Barbosa.

“É uma grande vitória dos meus alunos. Desde o início das primeiras aulas eles se engajaram, abraçaram, realmente, o programa. É um momento único na vida deles. Estamos muito confiantes de que vamos passar esta etapa, pois os meninos passaram muita confiança na etapa realizada na Semed”, destacou a professora.

O treinamento era feito com a aplicação de um jogo por aula. Em sala de aula, os estudantes recebiam orientações sobre as regras, estratégias e contextualização de cada jogo. Em seguida os desafios eram aplicados.

“Em 2015, quando os meninos estavam no 5º ano, tivemos a nossa primeira experiência com o MindLab. Tanto a gestão como a direção da escola se preocuparam bastante para que o  programa fosse aplicado com eficiência. Fazemos parte da formação mensal e na sala de aula aplicávamos aos alunos semanalmente”, disse Marileide.

Os alunos disputam com candidatos de escolas particulares e públicas de todo país na categoria de 4º a 7º ano. Se avançarem, disputarão a quarta e última fase no maior torneio de jogos de raciocínio do mundo, de 12 a 15 de junho, em Halkidhiki, na Grécia.

Para Lucas Gabriel, de 11 anos, a expectativa de participar do evento é muito grande. “Será a primeira vez que participo da Olimpíada de Raciocínio. Os jogos são um aprendizado e me ensinam muitas coisas para a vida. Quando que queria fazer alguma coisa e ficava estressado, porque não dava tempo, os jogos me ajudaram a parar e refletir, me ajudando a fazer as coisas no tempo certo”, afirmou o menino.

Estudantes vão participar da VII Olimpíada de Raciocínio MindLab. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Estudantes vão participar da VII Olimpíada de Raciocínio MindLab. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Jaelson Moura da Silva, pai de Diego, é só orgulho ao falar do filho. “Fico muito orgulhoso em saber que tenho uma criança que vai participar de um evento desse porte e fora do estado. Que ele vá para São Paulo sabendo que o importante é participar, não apenas ganhar. Com a Olimpíada meu filho fica longe de coisas ruins”, contou.

A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional por meio de jogos de raciocínio coordenado pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab. A utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança.

A Mind Lab é uma empresa mundialmente conhecida pela metodologia inovadora que se baseia em três pilares fundamentais: jogo de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aconteceu em 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Hoje já são 41 escolas da Rede Municipal contempladas com o programa.

Para participar, as escolas recebem um kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.

Flávia Farias – Secom Maceió