Ação educativa conscientiza população em bares de Maceió

quipe incentivou os frequentadores dos estabelecimentos visitados a escolherem o “amigo da vez”

7e34d0cfda370e5b0da7bc540938c123_L
Campanha percorreu os principais bares da parte baixa da capital e seguirá nos próximos dias para outros bairros. Arquivo Lei Seca/Bptran/PMAL

Policiais militares e servidores do Detran, que fazem parte da equipe Lei Seca, realizaram ações educativas em bares da capital alagoana na noite de sexta-feira (6), para divulgar o Projeto “Amigo da Vez”.

lei-seca2

Durante as abordagens a equipe incentivou os frequentadores dos estabelecimentos visitados a escolherem o “amigo da vez”, ou seja, aquele que não vai ingerir bebida alcoólica e ficará responsável por levar todos os demais do seu grupo em segurança para casa.

O tenente Emanuel Costa, do BPTRan, explicou que a ação – que faz parte da Campanha Maio Amarelo – tem o objetivo de conscientizar os motoristas para não dirigirem após ingestão de bebidas alcoólicas, alertando que, com a mudança de comportamento, os condutores estarão evitando acidentes e preservando a vida.

“A campanha teve início nos principais bares da parte baixa da capital e seguirá nos próximos dias para outros bairros. Tivemos uma ótima recepção e sei que conseguiremos mais adeptos, de norte a sul do Estado, pois, os motoristas têm que se conscientizar dos perigos da mistura álcool e direção e devem buscar alternativas para voltar para casa em segurança depois da festa. A pedida é a indicação do amigo da vez”, destacou o oficial.

 lei-seca

Muitos clientes dos bares entraram na dinâmica, realizaram o teste do bafômetro e vestiram a camisa da campanha, entregues durante a visita.

Operação da Lei Seca no Farol e Jatiúca

A operação Lei Seca Detran/PM intensificou suas ações na parte baixa e alta de Maceió, nos bairros do Farol e Jatiúca. Durante a operação flagrou diversos condutores trafegando irregularmente de acordo com as normas de trânsito.

A ação contou com o apoio da inteligência do Detran e resultou na confecção de 72 infrações por diversas irregularidades de trânsito. Dos 157 veículos abordados e seus respectivos condutores revistados, 30 CNHs e duas CRLV foram recolhidas, além de sete motoristas flagrados dirigindo sem carteira de habilitação.

Quatro condutores tiveram seus veículos removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); 161 testes de alcoolemia foram realizados e, desse total, dois acusaram resultados entre 0.05 e 0.33 mg/l. Vinte e oito motoristas se recusaram a fazer o teste.

Wanessa Neves/Ascom PMAL – Agência Alagoas