24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió anuncia vencedores

Boi Trovão foi o vencedor do Grupo de Acesso e ainda levou o prêmio de melhor vaqueiro. Foto: Keyler Simões/Fmac.
Boi Trovão foi o vencedor do Grupo de Acesso e ainda levou o prêmio de melhor vaqueiro. Foto: Keyler Simões/Fmac.

Após encantar o público e fortalecer um dos principais folguedos da cultura popular de Alagoas, o 24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, realizado durante duas noites, nos dias 20 e 22 de maio, divulgou os vencedores desta edição. Na Série A, ou Grupo Especial, o campeão foi o Boi Vingador, que levou para a arena montada no estacionamento de Jaraguá o tema “África, onde nasceu o rei”. Na Série B, ou Grupo de Acesso, o primeiro lugar ficou com o Boi Trovão, que abordou “A paz no trânsito quem faz é você”.

A comissão julgadora analisou quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada, para a escolha dos vencedores. No Grupo Especial, o segundo lugar ficou com o Boi Dragão, vencedor do ano passado nesta mesma categoria. A diferença entre o campeão e o vice foi de menos de um ponto. No Grupo de Acesso, o vice campeão foi o Boi Águia de Ouro. Além do melhor grupo, os jurados também elegeram, nas Séries A e B, o melhor vaqueiro, melhor condutor e melhor bateria.

Além de ter conquistado a primeira colocação no Grupo de Acesso, o Boi Trovão também conquistou o prêmio de melhor vaqueiro. Já o Boi Dragão, segundo colocado do Especial, conquistou prêmios de vaqueiro e condutor. O de melhor bateria ficou com o Boi Lacrau. Com os resultados divulgados pela Liga dos Bois de Maceió e conforme o regulamento do festival, na edição do próximo ano, os grupos de Boi Trovão, Águia de Ouro e Águia, este último o terceiro colocado na Série B, sobem para o Grupo Especial e o Boi Rei Bumbá, último colocado do Grupo Especial, desce para o Grupo de Acesso, ou Série B.

A 24ª edição do tradicional festival anual foi realizada pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e contou ainda com apoio cultural do banco Bradesco.

Ascom Fmac