Saúde abre Semana Mundial de Amamentação nesta segunda-feira

2016-SMAM-ODS-AM-P2-600x338

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início, na próxima segunda-feira (1º), à Semana Mundial de Amamentação 2016, que terá como tema “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”, focado nos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.

Realizadas por meio das coordenações de Alimentação e Nutrição, de Saúde da Criança e de Promoção e Educação em Saúde (COPES), as ações têm a intenção de promover a amamentação não só como o maior benefício para a formação e desenvolvimento das crianças, mas como um bem comum a todos.

A abertura oficial da Semana Mundial de Amamentação em Maceió no Maceió Shopping (antigo Iguatemi), a partir das 12h. No local, além de apresentações musicais, haverá exposição (com fotografias, relatos e poesias sobre o tema), exibição de vídeos, roda de conversa e oficinas (ultrassom natural, pintura facial, shantala, aprendendo a slingar, contação de histórias, musicalização para bebês, dança materna, artes com crianças, yoga para gestantes e contação de poesias), garantindo, até às 21h, muito conhecimento e orientação.

No evento – que conta com a colaboração do Maceió Shopping, da Sociedade Alagoana de Pediatria, do Hospital Nossa Senhora da Guia, do Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica, de projetos como Vila Materna, Embalo de Mãe e Papel no Varal, dos grupos Roda Gestante, Doulas do Roda, Amamenta Maceió, MaternAmor e Jardim das Comadres, além de empresas e empreendedores parceiros – também haverá espaço para a doação de potes de vidro para o Banco de Leite e para a colocação de fotos trazidas pelas próprias mães participantes, como forma de incentivo ao aleitamento materno.

E durante toda a semana, as unidades de saúde do município também promoverão atividades voltadas ao tema para as usuárias das comunidades e regiões onde estão inseridas. Uma destas unidades será a USF José Bernardes Neto, localizada no ABC, em Fernão Velho, que terá uma programação bastante variada.

A data – A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi instituída em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. É comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto e já envolve mais de 120 países.

Ascom SMS